CEAD realiza curso de formação inicial e continuada de tutores

 

Foto-edital-CEAD-04-2013Foi realizada pela Equipe Pedagógica do CEAD/PRG, no último sábado dia 20/07/2013, mais uma capacitação de tutores. Nesta oportunidade o curso foi relativo ao Edital CEAD 04/2013 que seleciona tutores e tutoras para atuarem nos cursos de graduação a distância em Filosofia, Pedagogia, Letras Português e Letras Inglês.

Entre os participantes havia tanto tutores ingressantes na tutoria a distância quanto outros que já atuam nos referidos cursos há bastante tempo. Desta forma, foram planejados cursos com diferentes focos: um de capacitação inicial para os ingressantes e outro de capacitação continuada para os experientes.

O encontro presencial dos cursos de capacitação inicial e continuada aconteceram depois de realizada a etapa virtual com os dois grupos, na qual foram discutidas temáticas pertinentes a cada grupo, focando sempre dar subsídios a esses colaboradores para atuarem com segurança e qualidade juntos aos nossos graduandos nas salas de aulas virtuais dos cursos de licenciatura a distância.

Durante este encontro presencial, num primeiro momento o grupo ficou todo junto para promover a interação entre os tutores experientes e os novatos, sendo este considerado o ponto alto da programação. Logo depois, foram divididos os grupos de capacitação inicial e continuada a fim de receberem formação específica a cada um.

A Equipe Pedagógica do CEAD acredita que os objetivos propostos foram atingidos, o que pode ser confirmado por intermédio dos feedbacks positivos recebidos dos participantes ao final das atividades, como destacou o cursista ingressante André Luiz Ferreira da Silva: “O curso foi muito proveitoso, trouxe uma reflexão quanto ao uso desta nova ferramenta de ensino-aprendizagem. A concretização das tarefas foi possível, principalmente, pela ajuda disposta pela equipe pedagógica. Tanto de maneira virtual quanto presencial. Só tenho a agradecer. Foi uma relação de troca de experiências que nos deixou mais tranquilos quanto a forma de utilização. No momento presencial a troca de experiências entre os participantes foi importante e significativa, acrescentando para o meu processo de aprendizagem na tutoria a distância. Obrigado! Abraços, André Luiz”.

Para aqueles que já atuam conosco a percepção da tutora Maria de Lourdes Carvalho Silva resume bem a opinião da maioria: “Para mim foi de grande proveito e aprendizado o curso e o encontro presencial de sábado. Interagir com pessoas capacitadas, dinâmicas e entusiasmadas é muito bom. Isto faz com que ampliemos nossos conhecimentos e consequentemente crie novas expectativas para o futuro. Nunca pensei que um curso de capacitação fosse abranger de forma tão significativa nossa percepção para a EaD. Através deste curso surgiram novos horizontes e, com certeza, uma nova forma de encarar e conceber a função de tutor. Abraços e obrigada a tod@s, Maria de Lourdes.”

This entry was posted in Notícias, Sem categoria. Bookmark the permalink.

Comments are closed.